segunda-feira, março 20, 2006

A central Hidroeléctrica da Fajã da Nogueira

O edifício desta nova Central hidroeléctrica está localizado na margem esquerda da Ribeira da Ametade, a 620 metros de altitude, sobranceira à Levada dos Tornos, na freguesia do Faial. As águas que alimentam esta Central, cuja câmara de carga está estabelecido em extensa galeria subterrânea, são as das antigas levadas da Serra do Faial, Juncal e Accionistas e da Serra de São Jorge, implicando a, utilização das águas desta última, a perfuração dum túnel, aos mil, metros de altitude, sob o maciço do Pico Ruivo, com cerca de 2.400 metros de comprimento, ligando o Caldeirão Verde, na Ribeira de S. Jorge, com a origem da levada da Serra do Faial, na Ribeira Seca. No Pico da Nogueira está localizada a principal câmara de carga.
Em 1966, foi lançada a primeira empreitada - terraplanagens e obras de arte da estrada de acesso à central - aproveitamento hidroeléctrico da Fajã da Nogueira, obra registada sob o número 11, intercalada no aproveitamento hidro-agrícola do Funchal a Santa Cruz, central esta inaugurada em 1970, pelo Chefe do Estado. As águas turbinadas por esta Central são depois conduzidos pela Levada dos Tornos, obra número seis, para o regadio dos terrenos da encosta sul da Ilha, a leste do Funchal.
A câmara de carga tem a capacidade de cerca de 9.400 metros cúbicos no seu nível máximo e a água subterrânea cai de 348 metros através de uma conduta implantada sobre a encosta, com o desenvolvimento de 604 metros e o diâmetro de 600 mm.A Central Geradora é dotada de dois grupos, com turbina Pelton, de 1.680 CV cada. Um reservatório de 7.900 metros cúbicos de capacidade recebe a água das turbinas. Dele derivam as águas para a Levada dos Tornos e zona de rega Funchal-Santa Cruz. Do norte da Ilha, alimentam a Central as águas transportadas através de grandes túneis de 2.500, 4 5(>0, 730 e 1.500 metros, os quais constituem a referida obra hidroeléctrica número seis.
Duas linhas de transmissão saem da Central da Fajã da Nogueira, destinadas à subestação da Cidade do Funchal, a 30 KV, com o desenvolvimento de 12 quilómetros, e uma outra de 6,6 KV, para o posto de seccionamento do Lombo do Faial.
As pontas do diagrama da rede que a Central se destinou a cobrir são as quedas úteis de 338,6 m. e 345,4 m., para cada um dos dois grupos que compõem a principal câmara de carga da Central. Estes dispõem segundo o maior eixo do edifício, as características seguintes:
Turbina Pelton, de um só jacto, de 1.860 CV - 1.000 r.p.m. - alternador, de 1.440 KVA (cos =O,8), 6,6 KV. Transformador trifásico, de 1.440 KVA - 6,6/30 KV. A montante de cada turbina, a conduta é dotada de uma válvula de segurança - de 340 m.m. - tipo de guilhotina, com desvio lateral, comandada por servomotor hidráulico e manual de recurso. A turbina tem regulador automático. de, velocidade. Os dois transformadores, respectivamente de 1.440 KVA e 300, KVA, imitados, em sala própria, com galeria inferior comum para ventilação e escoamento do óleo, em caso de derramamento, transmitem energia pela linha de transmissão rural de 30 KV, e 6,6 KV. A sala da aparelhagem encontra-se sob a sala dos transformadores.
A obra que custou mais de cinquenta mil contos é da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, cujo projecto e órgãos vários são de autoria do Eng. Civil Armando da Palma Carlos; os estudos arquitectónicos do Arquitecto Chorão Ramalho; a estrada de acesso à Central do Eng. Abel da Silva Vieira e as empreitadas de António Francisco dos Reis e António Pereira Camacho. A perfuração do túnel da Câmara de Carga de Tomás Fernandes de Oliveira e as moradias do pessoal em serviço na Central do empreiteiro José Cardoso.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

So long, I hope, that it is the beginning only, and you will plea
- juntafreguesiafaialmadeira.blogspot.com j
07 car civic honda
buy used car
car undefined used
used car bergen
used car oakland
used car greensboro
used car raleigh
used car killeen
used car vallejo
used car tacoma

1:44 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial