segunda-feira, março 20, 2006

A Associação Desportiva e Cultural do Faial

O festival da canção do Faial.

O Festival da Canção do Faial começou nos inícios da década de 80, numa iniciativa da Associação Desportiva e Cultural do Faial, com o apoio da então directora regional da Juventude e depois dos Assuntos Culturais, Dr.ª Manuel Aranha. A organização visava prioritariamente a juventude da terra, incentivando o aparecimento de novos valores no campo da poesia e da música. A iniciativa acabou por se repetir ao longo de quase 20 anos.
Para muita gente o Festival passou a ser a oportunidade de poder subir a um palco e enfrentar uma plateia, para outros, os emigrantes, foi uma maneira de voltar à sua terra, desfrutando de um espectáculo inovador, que passou a utilizar como pano de fundo as ruínas da velha ponte do Faial, os três arcos que restam da construção de 1904 e, em segundo plano a magnífica estrutura da nova ponte de 1985-86.
Em 1999, por exemplo, decorreu em Agosto o XVIII Festival da Canção do Faial, que foi apresentado a 16 daquele mês. A organização pertenceu à Associação Desportiva e Cultural do Faial, com o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia e Casa do Povo locais, INATEL, Direcção Regional da Juventude, Diário de Notícias, entre outras instituições.A presidente da direcção da Associação Desportiva e Cultural, Dr.ª Hiolanda Vieira apresentou a 18ª edição, tendo a seu lado o presidente da assembleia geral, Dr. Rui Abreu, com 12 canções seleccionadas, sendo a cenografia de José Leandro e sonorização da Prosom.
O festival decorreu no dia 21 no pavilhão polivalente, iniciando-se pela apresentação de uma pequena peça de teatro pelo grupo Nova Geração, “As Paranóias do Novo Milénio”, seguindo-se a Tuna da Casa do Povo do Faial, que apresentou algumas peças do seu reportório. Seguiu-se um número de dança pelos Nova Geração e ainda o trecho vencedor do ano anterior, a que seguiu então o desfile das 12 canções da versão de 1999. Venceu a canção apresentada em último lugar, “Num sonho”, com letra de Lara Nóbrega, música de João Luís Mendonça e interpretação de Vânia Fernandes, também distinguida com o prémio de “Melhor Intérprete”.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Vejam esta linda noticia e comentário feito no do Diário de Noticias da Madeira, ou em:
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04011010041009


O Santana sozinho em casa
Mitchell aguardou a chegada da equipa em Lisboa e hoje vai estar no banco
Data: 04-10-2009 Comentários: 1

Das cinco equipas madeirenses inseridas no Campeonato Nacional da II Divisão, zona sul cabe ao Santana jogar na qualidade de anfitrião. O conjunto do Norte da Ilha, que vai utilizar o Cristiano Ronaldo Campus-Estádio, na Choupana vai receber a visita do Odivelas, numa partida, em que os pupilos de Paulo Abreu vão tentar alcançar a primeira vitória. O início do embate está marcado para as 16 horas.


Comentários
Anónimo : Actualizado: 05-10-2009 15:06:30
Onde anda o Santana do Candelária?: Este Santana anda pelas ruas da amargura, tanto esbanjaram (Candelária, Marcelino Andrade, Rogério Gouveia (que namora com a sobrinha do Miguel Mendonça por conveniência) e Miguel Freitas (2º candidato do PSD à assembleia municipal de Santana) que agora nem dinheiro têm para pagar os motoristas do clube! Vergonha! Há jogadores que ainda nem receberam os vencimentos da época passada mas o Dr. Marcelino Andrade e o Dr. Rogério (Veiga) fartaram-se de viajar o ano passado para o continente, ficando hospedados em hotéis de luxo e carros de aluguer tudo por conta do clube e agora saíram em grande como se nada se tivesse passado! O Coelho devia vir a Santana denunciar certas coisas e jogadas que esses senhores fizeram no clube e esta comissão administrativa sabe disso e também não diz nada, porque será? Não leva muito tempo e tudo virá ao de cima, até o DN não publica certas coisas não sei se o Candelária também já passou lá a prevenir algo ou então foi o Dr. Rogério Gouveia, porque sendo adjunto do Machado das Finanças (aquele que manda o motorista levar o filho à escola com o carro do Governo) julga-se que tem o poder e ate amigos levou à conta do clube a passear!

11:47 PM
Anónimo Anónimo disse...

Sabiam que o presidente da Comissão Administrativa do Santana está de férias no Sul de Espanha há uma semana juntamente com este Dr. Rogério Gouveia e respectivas namoradas?! Acham isto normal depois das vigarices que este Rogério fez com o Candelária numa gestão danosa do clube, em que pediram a demissão e agora anda a passeios com o presidente da Comissão sabe lá com que dinheiro! Acham isto normal meus senhores? Cheira-me a esturro, mas o certo é que ninguém diz nada, nem o DN investiga! Será que ainda foram passear com as namoradas à custa do dinheiro do Campo de Tenis que o IDRAM deu (80.000 contos!!) ao Colmo propriedade do pai do Presidnete da Comissão Administrativa? É que dinheiro para pagar fornecedores e jogadores desde há 2 épocas parece que não existe. É tempo de investigar estas jogadas todas, porque este Rogério é um oportunista e o seu chefe, Machado das Finanças, até sabe disso e foi quem o aconselhou para desistir do clube porque tava dando muitas nas vistas os passeios ao continente e alojamentos com os amigos em estadias de luxo à custa do clube.

12:19 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial